2019 | BRASIL | 77 min
10 A 12 DEZEMBRO
___________________ 

Yãmiyhex, As Mulheres-Espírito
(Sueli Maxakali, Isael Maxakali)


Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida.

Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.



12 DEZEMBRO | 18H
____________________ 

DEBATE
com Júnia Torres
mediação de Letícia Bispo 

Júnia Torres
Documentarista e antropóloga com doutorado pela UFMG. Integrante da
Associação Filmes de Quintal, programadora de mostras de cinema
dedicadas a realizações de autoria indígena. Integra a equipe de
organização do forumdoc.bh – festival do filme documentário e
etnográfico de Belo Horizonte.
Letícia Bispo
Letícia Bispo é mestranda no PPGCOM/UFMG, na linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem; é formada em Comunicação Social - Audiovisual pela UnB. É crítica, pesquisadora e curadora na área de cinema e audiovisual. É uma das fundadoras e editoras do Verberenas, site que desde 2015 reúne diálogos e críticas de cinema e audiovisual pela perspectiva de mulheres realizadoras, e uma das curadoras das Sessões Verberenas, realizadas em 2021. Compôs a curadoria da 1ª e da 2ª edição do Rastro - festival de cinema documentário (2020 e 2021), fez parte da comissão de seleção internacional do 22º FestCurtasBH (2020) e da curadoria do 2º Festival Internacional do Audiovisual Negro Brasileiro (2021). Trabalha no núcleo técnico de audiovisual da Faculdade de Comunicação, na UnB.